Radymilla Camilo, de 20 anos, ex-aluna de escola pública do Sertão da Paraíba, foi aprovada em cinco universidades dos Estados Unidos e vai estudar com bolsa integral na renomada Georgia Institute of Technology (Georgia Tech). Natural de Belém do Brejo do Cruz, ela concluiu o curso técnico integrado em Edificações no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Catolé do Rocha.
A conquista foi resultado de uma intensa preparação voltada para o exigente processo de admissão norte-americano. Durante dois anos, Radymilla enfrentou provas padronizadas, entrevistas, redações e avaliações feitas por comitês internacionais. Todo o percurso demandou domínio do inglês, planejamento e resiliência.
A jovem conta que sua paixão por tecnologia surgiu no próprio IFPB, onde participou de projetos de extensão e pesquisa. Lá, deu os primeiros passos com desenvolvimento web e robótica, áreas que a motivaram a seguir carreira em Ciência da Computação e Design Industrial.
Mesmo enfrentando dificuldades com o inglês e lidando com rejeições em processos seletivos anteriores, ela persistiu. Em agosto, embarca para os Estados Unidos, com planos de, no futuro, criar uma startup voltada ao ensino acessível de tecnologia e design.
Além da aprovação em Georgia Tech com bolsa integral, Radymilla também foi aceita em outras quatro instituições: Drexel University, Stetson University, University of North Carolina at Chapel Hill e University of Wisconsin-Madison. Ela ainda ficou na lista de espera de universidades de prestígio como a Washington University in St. Louis e University of Notre Dame.



