Aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos na folha de abril começam a receber o estorno dos valores nesta segunda-feira (26). Ao todo, o INSS vai devolver R$ 292 milhões cobrados por mensalidades associativas que não deveriam ter sido descontadas.
A devolução será feita de forma automática, junto ao pagamento regular dos benefícios, entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O instituto alerta que os segurados não precisam realizar nenhum procedimento para receber o valor.
O INSS também divulgou o calendário dos repasses e reforçou o alerta sobre possíveis tentativas de golpe. Todas as informações oficiais são disponibilizadas pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135. Em caso de cobranças anteriores ao mês de abril, o pedido de reembolso pode ser feito por esses mesmos canais.
A devolução será realizada pelo mesmo meio utilizado para o pagamento habitual do benefício. Desde a última sexta-feira (24), também passou a ser obrigatória a identificação biométrica para quem deseja contratar empréstimo consignado com desconto em folha.