VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

25.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Contra redução do FPM, prefeitos da PB param atividades e realizam protesto em JP nesta quarta-feira (30)

Prefeitos de diversas regiões da Paraíba encabeçaram um protesto, na manhã desta quarta-feira (30), na Praça dos Três Poderes, em João Pessoa, contra a redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por parte do Governo Federal. Os gestores afirmam que as receitas têm diminuindo, prejudicando a realização de serviços nas cidades.

A manifestação, liderada pela Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), prepara uma carta que será assinada conjuntamente pelos prefeitos, deputados estaduais, deputados federais e senadores reivindicando ao presidente Lula (PT) a normalização dos repasses federais.

“Prefeito nenhum quer fechar as portas. Mas, todos precisam de recursos. Precisamos fazer com que essa voz chegue ao Governo. Até agora, não tivemos nenhum retorno”, disse o presidente da Famup, George Coelho.

Prefeituras no vermelho:

A queda de receitas somada ao aumento das despesas mensais levou 48% dos municípios paraibanos – o que equivale a 107 prefeituras – a fecharem o primeiro semestre de 2023 com as contas no vermelho. É o que informou, nesta quarta-feira (30), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). No mesmo período de 2022, a porcentagem chegava a 6%.

De acordo com a entidade, na Paraíba, a cada R$ 100 arrecadados nos pequenos Municípios, R$ 91 foram destinados a pagamento de pessoal e custeio da máquina pública.

“Estamos em diálogo com as autoridades em Brasília e já alertamos. Muitos não veem o que está acontecendo na ponta, mas o problema é grave. Isso é também resultado de despesas criadas no Congresso e pelo governo federal sem previsão de receitas, como os pisos nacionais, caindo toda a demanda no colo dos Municípios”, avalia o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Últimas Notícias

STTP vai garantir segurança viária no Campina Folia 2026

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos) vai garantir segurança viária no Campina Folia 2026. E esse...

Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba

A prova da baliza, considerada um dos principais motivos de reprovação no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), deixou de ser...
Campina Grande
nuvens quebradas
25.9 ° C
25.9 °
25.9 °
73 %
7.2kmh
75 %
qui
33 °
sex
33 °
sáb
33 °
dom
33 °
seg
22 °