O Ministério do Desenvolvimento Regional confirmou na noite de quinta-feira (28) que as Águas Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco abastecerão, em breve, os reservatórios da Paraíba. A chegada das águas ao Estado acontece após a inauguração do novo sistema para a Estação de Bombeamento, localizado em Salgueiro (PE), há 15 dias.
Com isso, foram restabelecidos o nivelamento de água do reservatório de Negreiros, em Pernambuco, e depois o de Milagres e o de Jati, ambos no Ceará.
A EBI-03 integra o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e estava paralisada desde outubro de 2022. O motivo foram problemas técnicos decorrentes da falta de reparos e de manutenção do sistema. As peças de reposição necessárias para o serviço de reconstituição do sistema de bombeamento chegaram em maio deste ano. Os investimentos para conserto e manutenção da motobomba chegaram a R$ 2,2 milhões.
Os demais reservatórios interligados pela EBI-3 estão em nível operacional e poderão atender os municípios com escassez de recurso hídrico caso haja solicitação do Estado.
O projeto:
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do País. Com 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte), o empreendimento visa garantir a segurança hídrica de cerca de 12 milhões de pessoas em quase 400 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde a estiagem é frequente.