Gustavo Braga, secretário de Finanças do município de Campina Grande, foi entrevistado no programa Hora do Povo, da TV Borborema/SBT, nesta quinta-feira (26). O secretário informou quando o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023 começará a ser pago pela população campinense e com reajuste seguindo a inflação de 2022.
“Vamos lançar na primeira semana de março os boletos do IPTU para desafogar as famílias neste mês de janeiro, mês de compras de material escolar inclusive, com o reajuste que por lei nós temos que dar de 5,79% que foi a inflação do ano passado”, afirmou Gustavo que também destacou o percentual de inadimplência em Campina Grande: cerca 50%. Ele também enfatizou as formas de pagamento do imposto: cota única e parcelado.
“Pela primeira vez nossa cidade teve o IPTU 100% digital por meio do site da Prefeitura de Campina Grande, o cidadão consegue emitir o boleto sem necessitar de papel, essa digitalização gerou uma economia de quase R$ 1 milhão aos cofres públicos. Mas quem não tiver internet ou precisar tirar alguma dúvida pode ir até a Secretaria de Finanças”, comentou.
A respeito do pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem, o secretário disse que aguarda o avançar das decisões de Estado, municípios e da União. “Faz parte das nossas discussões diárias, mas estamos ainda esperando as decisões de Estados e municípios, além da contrapartida federal, afinal isso acarreta para nós um grande custo. É uma classe que merece, a gente sabe quanto os enfermeiros se doam para salvar vidas. Faremos de tudo para conceder esse piso”, pontuou.
Por fim, Gustavo falou que o município está com suas finanças em dia de acordo com avaliação do Tesouro Nacional, com isso Campina Grande pode receber financiamentos para investimentos em virtude dos ajustes fiscais promovidos pelo prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) junto à Secretaria de Finanças. “Começamos a planejar melhor nossas ações em infraestrutura, em ações na saúde e na melhora da nossa rede de ensino”, concluiu.
Redação



