O prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) anunciou, na noite de segunda-feira (23) – como previsto – que 100% do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), está com o fornecimento de energia elétrica restabelecido após o problema enfrentado no último sábado, dia 21. Os reparos foram realizados com materiais novos e adequados e a única ala que ainda estava sem energia, por medida de segurança, foi religada à rede de distribuição.
Na segunda-feira, um recém-nascido e 20 gestantes, que haviam sido transferidos da maternidade, já retornaram para o Isea. “Quero agradecer por todo o empenho da equipe de pediatria, dos funcionários do Isea, os servidores do Samu, as equipes de engenharia e todos os setores da Prefeitura, envolvidos nas ações. Felizmente, superamos esse caso, fruto do imponderável, de maneira segura. Desafio superado”, disse o prefeito.
O Isea é a maior maternidade pública da Paraíba, pactuada com 171 municípios para atendimentos de gestação de alto risco e tem uma estrutura de 71 anos de fundação. O prefeito anunciou também que no prazo de 30 dias, a Prefeitura deve apresentar um projeto de reformulação completa do projeto elétrico do prédio.
ENTENDA:
No último sábado, 21, quando houve o curto-circuito em uma fiação subterrânea, as equipes reativaram o funcionamento em 80% do prédio, restando apenas três setores que foram religados no decorrer desta segunda. O último foi esta ala reativada nesta noite. Contudo, os principais serviços foram retomados desde o último sábado. Em 48h, foram realizados 120 atendimentos de triagem e 21 procedimentos cirúrgicos, dos quais, 13 foram partos, incluindo um parto gemelar.


